NOTÍCIAS DO ROCK

sábado, 26 de março de 2016

Há 68 anos: Nascia Steven Tyler, do Aerosmith


Steven Victor Tallarico nasceu em Yonkers, Nova Iorque, em 26 de março de 1948. Seu pai, Victor A. Tallarico, era filho de italianos e alemães, enquanto sua mãe, Susan Ray, tinha ancestralidade de polacos e ingleses. Victor tornou-se um músico e pianista clássico, enquanto Susan trabalhava como secretária.

Quando pequeno, passava horas debaixo do piano de seu pai, ouvindo-o tocar, mas, na adolescência, interessou-se por bateria. Foi quando começou a participar da banda de seu pai, mesmo envergonhado pela sua idade. Começou a fazer apresentações no resort onde a família passava as férias. Atuava em musicais, tocava guitarra e cantava.

No segundo grau, era perseguido pelos colegas e não era muito bem visto no círculo social escolar. Steven chegou a beber uma dose de uísque todos os dias antes de ir para a escola. Muitas vezes faltava às aulas para ver bandas de Nova Iorque.

Em 1964 Steven formou sua primeira banda, The Strangeurs, na qual ocupava a posição de baterista. Assinaram um contrato com a CBS e mudaram o nome da banda para Chain Reaction. Aos 18 anos, em 1966, Tyler passou a compor com o tecladista da banda e gravaram algumas músicas. Entre 1967 e 1968, abriram 4 shows para os The Yardbirds, e Steven foi convidado para experimentar os vocais com a The Left Banke.

Em 1969, quando foi passar as férias em Sunapee, Nova Hampshire, conheceu Joe Perry em uma lanchonete. Joe chamou Steven para vê-lo tocar com sua banda, a Jam Band, na mesma noite e lugar em que a Chain Reaction também tocaria.

No começo de 1970, Tyler juntou-se a Joe Perry e Tom Hamilton para começarem uma nova banda, o Aerosmith. Steven insistiu em ser o frontman e vocalista, chamando seu amigo de Nova Iorque, Joey Kramer, para ser o baterista. Sem um segundo guitarrista, Steven chamou um amigo de infância, Ray Tabano, para seguir em frente. Eles se mudaram para Boston e passaram a dividir um apartamento na Commonwealth Avenue em Brighton. Tabano foi substituído por Brad Whitford em 1971.

Passado um tempo tocando em clubes sob a tutela de seu primeiro manager, Frank Connelly, a banda começou a trabalhar com Steve Leber e David Krebs, managers de Nova Iorque. Estes dois agendaram o grupo no Max's Kansas City (lendário clube noturno) em outubro de 1971. O Aerosmith se apresentou para executivos de gravadoras, logo depois assinando um contrato com a Columbia Records e lançando seu primeiro disco em 1973.