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domingo, 21 de agosto de 2016

Há 27 anos: Morria o Maluco Beleza, Raul seixas


Nós, do lado de cá, aprendendo a sermos loucos. Há quem diga que Raul Seixas, pai do rock brasileiro, tenha morrido não devido às complicações com o alcoolismo, mas de tédio. É até uma versão romântica da coisa toda.


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No dia 21 de agosto de 1989, há exatos 25 anos, o mundo ficava sem seu Maluco Beleza. Mas o clarão e a lucidez de seus dizeres ficaram para seus fãs e ainda curiosos por sua música e poesia.
Raul não era louco; era um sonhador. (“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade!”). Ele planou alto em seu disco voador e mudou a cara do rock e dessa identidade cultural quanto à sua semântica.

Fã ao mesmo tempo de Elvis e Gonzagão, se via no meio termo – e quis ficar por lá e por essa e aquela metamorfose ambulante. É o que pregava o poeta inglês Ralph Waldo Emerson quando lançou um “quero dizer o que eu penso e sinto hoje, com a condição de que talvez amanhã eu vá contradizer tudo”.

Indubitavelmente, Raul Santos Seixas, baiano e fundador do fã-clube local de Elvis Presley, estava à frente do be-bop-a-lula de sua geração e foi um grito necessário, a contar com suas parcerias junto a Paulo Coelho, Cláudio Roberto e Marcelo Nova. Suas sacadas eram tão seguras que, por exemplo, fez a renitente e insatisfeita “Ouro de Tolo”, falando do drama da classe média de uma forma tão douta que a afro-rock “Mosca na Sopa” é que foi a censurada pela ditadura, estando no mesmo álbum. Ela dava a isca, mas o que ele queria dizer era dito.

E o que tinha a falar era mais que as rimas absurdas em muito do cancioneiro popular brasileiro. Fazia sentido. Raulzito fazia sentido – porém, não “sentido!” para os censores que acabaram o levando a passasse uma temporada em Nova York, exilado.
Foi com “Gita”, de 1974, disco de maior sucesso de sua carreira, que se torna o fenômeno em ascensão. A música homônima traça o que somos como seres universais e é notória referência ao livro sagrado hindu, Bhagavad Gita, que conta a história e a busca do guerreiro Aruanda. Há ainda flertes com o ocultista Aleister Crowley nas canções “Sociedade Alternativa” e “Loteria da Babilônia”.
Isto mostra o quão Raulzito mexia com temas diversos, explorando nossa natureza, nossos 10% do cérebro, nosso amor pela vida, nosso ódio da vida, nossa angústia, nossa morte iminente, nosso fim, nosso início, nosso meio.

Muito antes da revolução manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi, jungindo o pulsar do maracatu com os riffs de Rock, ele já mexia com as nuances nordestinas como a embolada em “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor” e no arrasta-pé-baião-roqueiro de “Let Me Sing, Let Me Sing”, com o funk em “Tapanacara”, o tango com “Canto Para a Minha Morte”, o bolero em “Sessão das 10”, a marchinha de Carnaval “Eu Vou Botar Pra Ferver”, com o brega em “Tu És o MDC da Minha Vida” e traços progressivos e psicodélicos com “Para Nóia”.

Novo Aeon

Do latim, “aeon” quer dizer em tradução livre “era”, “tempo”. Esta é a alcunha do álbum de 1975 de Raulzito, que carrega músicas como “Tente Outra Vez”, “A Maçã”, “Rock do Diabo”, “Eu Sou Egoísta” e “É Fim do Mês”. Clássico!

Essa expressão representava um novo tempo na vertente do cantor e compositor, apresentando nova evolução em sua mestiçagem musical adicionando rumba e camdomblé nos trejeitos de suas canções, além dos ideais colocados nas letras. A coisa toda era quente!
“A arte é o espírito social de uma época. A arte se espelha em um momento vigente e aí está a cultura de uma época”. Foi o que relatou Raulzito certa feita.

Querendo analisar justamente isto, Vitor Cei, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, formado em Filosofia e Comunicação Social, publicou o livro “Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho do seu tempo”, de 2010, fruto de uma tese de mestrado.
Nele, o artista em questão, adepto da contracultura e da doutrina que impulsionou esta trajetória existencial de força contestatória, é colocado num tabuleiro onde melancolia, niilismo e influência no pensar pós-moderno são suas principais peças brancas. E se movem com facilidade.
Não Pare na Pista
Engravatado, Raul adentra no recinto de Paulo Coelho, sem conhecê-lo, e pergunta por um tal de Augusto Figueiredo. Esse é o enredo apresentado no filme “Não Pare na Pista”, em cartaz hoje nos cinemas de todo país, que tem direção de Daniel Augusto e conta a vida do Mago.

Esse primeiro contato dos dois é marcado pelo interesse de Raul em ufologia. Paulo logo diz que não existe ninguém ali com aquele nome; era apenas um pseudônimo seu na revista 2001, a qual editava. Nascia ali uma estrela gêmea. Supernova sem barulho aparente. (“Eu sou astrólogo! Vocês precisam acreditar em mim, eu sou astrólogo!”).
Para o cantor Phillipe Carvalho, mais conhecido pelos seus como Phillipe Seixas, da banda-tributo alagoana Cachorro Urubu, o “artista” se confundia com a “pessoa”. Ele não representava, era dois num só. “Ora, Raul se sentia na obrigação de falar algo para as pessoas, externar o que lhe fazia feliz, o que lhe doía, e sempre de uma forma direta, sem rodeios, justamente para atingir em cheio”, pontua ele, que está prevendo um show em homenagem aos 25 anos da morte do nosso pai do rock no mês de outubro, tributo este o qual já vai em sua 12ª edição em Maceió.

Pegando carona nessa lógica apresentada por Phillipe – não podemos, afinal, parar na pista, certo? – a poética de Raul, nos apropriando das palavras do imortal Alfredo Bosi sobre o que é poesia, “vale como pura explosão do desejo, da paixão, do capricho individual, do sexo à flor da pele, do instinto de morte, dos lances do acaso”. Ela espalhava a “boa nova” de que poderíamos e podemos ser quem quisermos, posto que há de ser tudo da lei.

Lei onde o fraco tem vez, o pobre tem prato feito, o rico tem dente podre, o patrão também sofre por amor, lei do silêncio para ouvir. Lei de não haver leis, onde só há paz, igualdade em todas as ambiências, liberdade. Viva sua palavra, Raulzito! Ela vale. Seixas como for... e onde toca.