NOTÍCIAS DO ROCK

quinta-feira, 23 de abril de 2015

AS 10 CURIOSIDADES SOBRE O HIT "SWEET CHILD O'MINE", DO GUNS N' ROSES QUE VC TALVEZ NÃO SABIA.

Um dos grandes hits do rock, "Sweet Child O´Mine" traz a assinatura do Guns N Roses em vários elementos: letras, riffs, solos, cozinha e nos característicos vocais de Axl Rose. Confira abaixo dez curiosidades sobre essa música: 

1) "Sweet Child O´Mine" surgiu por acidente. Os integrantes do Guns N Roses moravam juntos no meio da década de 1980. Há várias versões sobre o surgimento da canção, mas a mais comentada é que os guitarristas Slash e Izzy Stradlin, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler estavam na sala de estar quando Slash começou a tocar o lick de introdução, acompanhado posteriormente por Adler, que fez uma batida circense. Stradlin pediu para que Slash tocasse a passagem novamente e começou, junto de McKagan, a trabalhar na base. Slash dizia que a sequência que dá início à música é um "exercício pessoal idiota". No andar de cima da casa, Axl Rose ouviu o ensaio e começou a compor a letra. No dia seguinte, começaram a pré-produção de "Sweet Child O´Mine". 


2) Axl Rose fez a letra para Erin Everly, sua namorada na época, a quem ele se refere como "doce criança" ("sweet child"). Eles se casaram posteriormente. 

3) Em forma de agadrecimento, Axl Rose chegou a oferecer metade dos rendimentos dos direitos autorais da música para Erin Everly, afirmando que jamais teria feito a letra sem ela como inspiração. 


4) Erin Everly aparece no videoclipe de "Sweet Child O´Mine", onde os membros da banda tocam a música em um teatro abandonado. Namoradas dos outros membros do Guns N Roses aparecem no clipe, além do cão de Izzy Stradlin logo no início. 

5) Existe uma versão alternativa desse videoclipe, com imagens diferentes e a metragem inteiramente preta e branca, que não está disponível no YouTube. 

6) Quando a demo da música ainda estava sendo gravada, o produtor Spencer Proffer sugeriu uma parte adicional à música, pois ela se encerrava no solo do meio. Ele disse para os músicos pensarem em um "breakdown", momento em que a canção cai. Eles aceitaram, mas não sabiam o que fazer. Axl Rose começou a dizer para si mesmo "Where do we go? Where do we go now?" ("Para onde vamos? Para onde vamos agora?") e Proffer indicou justamente esse verso como trecho da parte "breakdown". 

7) "Sweet Child O´Mine" foi editada e encurtada para o videoclipe da MTV e estações de rádio, com cortes nos solos de guitarra, inclusive do tão famoso riff inicial. A faixa passou de 5min56seg para 4min20seg. Isso gerou a ira dos membros do grupo, incluindo Axl Rose, que fez o seguinte comentário para a revista Rolling Stone em 1989: "Odiei a edição que fizeram na música. As estações de rádio me disseram que os vocais não seriam cortados, mas a minha parte preferida da canção era justamente os solos de guitarra. Não havia razão para que tivessem diminuido a música, exceto por quererem abrir mais espaço para os anúncios publicitários e com isso os proprietários das rádios faturarem mais dólares"


8) Um cover de "Sweet Child O´Mine" foi feito por Sheryl Crow e incluído no filme "O Paizão", de 1999. A canção aparece em uma cena onde Sonny Colfax (Adam Sandler) fica pensando em sua "doce criança", seu filho adotivo. 

9) Em 2008, a versão original de "Sweet Child O´Mine" foi incluída na trilha sonora do filme "O 
Lutador". No entanto, devido ao pequeno orçamento disponível (US$ 6 milhões), Axl Rose cedeu o uso da música sem que fosse necessário qualquer pagamento. 


10) A música chegou ao topo das paradas dos Estados Unidos, se tornando a primeira e única faixa do Guns N Roses a chegar à primeira posição dos charts da Billboard. No levantamento geral do ano de 1988, foi considerada a quinta música do ano. No Reino Unido, chegou ao sexto lugar em 1989, quando foi relançada.
Fonte: Igor Miranda