NOTÍCIAS DO ROCK

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

METAL BRASILEIRO: OS 5 GUITARRISTAS MAIS POPULARES


Quando estamos discutindo sobre Metal brasileiro, comentários gerais sempre reforçam que, no Brasil, esse estilo não tem o devido espaço no cenário musical. Esse senso comum é um fato.

O Metal, em suas inúmeras vertentes, é o estilo mais polêmico e controverso da música, uma verdadeira ovelha negra. Apesar da escassez de investimentos e precariedade de recursos, da falta de incentivo e da pormenorização do estilo, os reais fãs de Metal talvez sejam os mais fiéis tradicionalmente.

O Metal brasileiro, em específico, possui maior credibilidade e respeito fora do território nacional, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, pólos onde a infraestrutura e o conhecimento relacionados são mais avançados, gerando potenciais possibilidades para bandas e artistas que sonham em ascender.
Como amante do Metal (especialmente um amante de guitarra), eu me sinto no dever de listar os 5 guitarristas que, na minha opinião, são os mais populares do Metal brasileiro:

5. Rafael Bittencourt

Imagem

Rafael Bittencourt é um guitarrista brasileiro com reconhecimento internacional e incrível sensibilidade, técnica e estilo. Formou-se Bacharel em Composição Musical e Regência, em São Paulo, em 1996. Poucos anos antes, em 1991, fundou a mundialmente famosa banda Angra, uma das primeiras bandas de Power/Symphonic Metal do mundo.

Mais de duas décadas se passaram e ele ainda influencia muitos músicos aspirantes à profissionais. Rafael Bittencourt possui musicalidade e criatividade irrefutáveis, combinando a música brasileira e o Metal à sua formação erudita. Ele também atua como professor, cantor, arranjador e produtor musical, tendo lançado diversas campanhas em que ensina algumas de suas músicas.

4. Moyses Kolesne


Moyses Kolesne é o guitarrista da maior banda brasileira de Death Metal, Krisiun, formada no ano de 1990 na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul.
Kolesne é conhecido por ser um guitarrista vigoroso, prolixo e criativo. Ele é um dos maiores responsáveis pelo peso e brutalidade de uma banda imensamente considerada internacionalmente. Por suas valiosas contribuições musicais e por promover intensamente o gênero Death no Brasil, Kolesne merece estar nessa lista.

3. Max Cavalera


Max Cavalera é um guitarrista e cantor brasileiro mundialmente famoso por ter sido o líder da banda mais relevante do Metal nacional: o Sepultura. Max idealizou a banda juntamente de seu irmão, Igor Cavalera, mas por causa de desavenças e conflitos de interesse, houve separação e os dois acabaram saindo, para mais tarde formar outra banda, o Soulfly.

A voz gutural e os riffs clássicos de Max Cavalera são de conhecimento público, e sua importância no Metal é inquestionável. Além de Sepultura e Soulfly, Max Cavalera também iniciou as bandas Nailbomb e Cavalera Conspiracy, dois projetos que vêm se mostrando notáveis no cenário metaleiro.

2. Kiko Loureiro



Kiko Loureiro é um guitarrista brasileiro amplamente reconhecido por sua personalidade forte e trajetória artística formidável.

Com apenas 11 anos de idade, Kiko começou a praticar em aulas de violão e, deste momento em diante, não parou mais. Na essência de Kiko Loureiro, encontramos um músico de grande sentimento com um estilo moderno e improvisação cheia de criatividade, apostando em melodias ricas e bonitas com as quais podemos caminhar de forma sofisticada.
Recentemente, Kiko instituiu um importante marco na história do Metal nacional: ele foi recrutado para ser integrante oficial do Megadeth, uma das mais importantes bandas do Thrash Metal mundial.

1. Andreas Kisser




Andreas Kisser é o mais popular guitarrista brasileiro, na minha opinião. Até hoje, Andreas inspira gerações de artistas e fãs que podem usufruir do prazer de ouvi-lo tocar. Andreas tem um talento natural e sua persona autêntica impressiona especialmente quando está tocando suas guitarras.



Especialista em Thrash Metal, Andreas é detentor dos riffs mais memoráveis e dos solos mais inconfundíveis do Metal brasileiro. Os headbangers devem se orgulhar de Andreas e toda sua história artística dedicada ao Metal nacional.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)